Perturbação Obsessiva Compulsiva (POC)

A maioria das pessoas com Perturbação Obsessivo-Compulsiva reconhece que os seus pensamentos e comportamentos não fazem sentido, mas não sabem o que fazer para parar.
Em muitos casos, a POC pode associar-se a perturbações de ansiedade, depressão ou dependência de substâncias trazendo prejuízo à vida não só da própria pessoa, mas também da sua família.

Este questionário tem um caracter de orientação e os resultados não substituem um diagnóstico, que deverá ser sempre realizado por um profissional de saúde mental.

    Nome *

    Email *

    1- Costuma ter pensamentos, impulsos ou imagens mentais recorrentes e persistentes, que sente como intrusivos e indesejados e que lhe criam ansiedade ou aflição?

    2-Tenta ignorar ou suprimir esses pensamentos, impulsos ou imagens ou neutralizá-los com um qualquer outro pensamento ou acção?

    3-Sente-se compelido a realizar alguns comportamentos repetitivos (ex: lavar as mãos, ordenar objectos, verificar situações) ou actos mentais (ex: rezar, fazer contagens, repetir palavras mentalmente), após alguns pensamentos, impulsos ou imagens mentais, ou de acordo com regras que têm de ser rigidamente seguidas?

    4-Estes comportamentos ou actos mentais destinam-se a evitar ou reduzir a ansiedade ou desconforto, ou a evitar um qualquer acontecimento ou situação que se receia, ainda que não se relacionem de uma forma realística com aquilo que se pretende evitar ou neutralizar, ou são claramente excessivos (exemplo: lavar as mãos 10 vezes de seguida para evitar uma doença ou repetir mentalmente uma frase para evitar uma fatalidade a alguém de quem se gosta)?

    5-Qualquer uma das situações descritas consome o seu tempo de uma forma significativa (exemplo: mais do que 1 hora por dia) ou causa-lhe problemas nalguma área importante de vida (ex: social ou ocupacional)?

    Scroll to Top